Quais museus de arte visitar em Buenos Aires
Buenos Aires reúne museus que não competem entre si porque cobrem períodos diferentes: o MALBA, dedicado à arte latino-americana e dono do Abaporu, de Tarsila do Amaral; o Museu Nacional de Belas Artes, com acervo europeu e argentino reunido desde 1895; e o MAMBA e a Fundación Proa, dedicados à arte moderna e contemporânea em bairros opostos da cidade.
Panorama: quatro museus que não disputam o mesmo território
Diferente de cidades onde os grandes museus de arte ficam concentrados num só eixo, os quatro principais espaços de Buenos Aires ocupam bairros distintos e cobrem períodos que praticamente não se sobrepõem. O MALBA, em Palermo, reúne arte latino-americana do início do século 20 até hoje. O Museu Nacional de Belas Artes, em Recoleta, é o mais antigo dos quatro e concentra pintura europeia e argentina reunida ao longo de mais de um século. O Museu de Arte Moderno de Buenos Aires (MAMBA), em San Telmo, e a Fundación Proa, em La Boca, dividem o recorte de arte moderna e contemporânea — um voltado ao acervo argentino e internacional, o outro dedicado a grandes mostras internacionais itinerantes.
Essa distribuição por bairro também organiza o roteiro: cada museu pede um deslocamento próprio, e nenhum complementa o outro ao ponto de dispensar a visita.
MALBA: o acervo latino-americano e o Abaporu de Tarsila do Amaral
O MALBA abriu em setembro de 2001, na Avenida Figueroa Alcorta 3415, no bairro de Palermo, a partir da doação fundacional de 220 obras da coleção particular do empresário e colecionador argentino Eduardo F. Costantini. O acervo reúne arte moderna e contemporânea de 15 países latino-americanos — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Em 2025, a coleção quase dobrou de tamanho com a incorporação da Coleção Daros Latinamerica — 1.233 obras de 117 artistas —, somando cerca de 3.000 peças ao todo.
A peça mais emblemática do acervo é brasileira: Abaporu (1928), de Tarsila do Amaral, óleo sobre tela de 85 x 73 cm, pintada como presente de aniversário para o marido da artista à época, o escritor Oswald de Andrade. Foi diante da tela que Oswald e o poeta Raul Bopp perguntaram se não valeria começar um movimento a partir daquela imagem — a pergunta que deu origem ao Movimento Antropofágico e ao Manifesto Antropófago, um dos marcos do modernismo brasileiro. O museu também guarda Autorretrato com macaco e papagaio (1942), de Frida Kahlo, o retrato que Diego Rivera fez de Ramón Gómez de la Serna em 1915, e obras de Roberto Matta e Wifredo Lam.
Museu Nacional de Belas Artes: o acervo mais antigo da cidade
O Museu Nacional de Belas Artes foi criado por decreto assinado em 16 de julho de 1895, durante a presidência de José Evaristo Uriburu, e teve como primeiro diretor Eduardo Schiaffino, considerado o primeiro historiador de arte da Argentina. O núcleo original do acervo veio da Coleção Guerrico: Manuel José de Guerrico havia começado a reuni-la durante o exílio político em Paris, a partir de 1839, e foi o filho dele, José Prudencio, quem fez a primeira doação ao museu em 1895, seguida de uma doação maior em 1938 — mais de 600 peças entre pinturas, esculturas, prataria colonial e objetos decorativos das escolas espanhola, italiana, flamenga e francesa.
O acervo cresceu desde então com obras de Tiépolo, Gauguin, Van Gogh e El Greco, e com quase trinta peças de Auguste Rodin — dezoito esculturas doadas por Antonio Santamarina e por sua sobrinha Mercedes entre 1970 e 1975. Do lado argentino, o museu reúne Prilidiano Pueyrredón, Cándido López, Xul Solar e Antonio Berni, entre outros. O prédio, na Avenida del Libertador 1473, no bairro de Recoleta, funcionava originalmente como estação de bombeamento de água antes de o museu se instalar ali em 1933.
MAMBA e Fundación Proa: arte moderna e contemporânea, em bairros opostos
O Museu de Arte Moderno de Buenos Aires, na Avenida San Juan 350, em San Telmo, reúne mais de 700 obras de arte moderna e contemporânea argentina e internacional. Uma das peças mais associadas ao museu é La Menesunda, a instalação imersiva criada em 1965 por Marta Minujín e Rubén Santantonín — um dos marcos da arte experimental argentina dos anos 1960. A montagem original era efêmera e não existe mais; o que o público encontra hoje é uma recriação apresentada no museu a partir de 2015.
Do outro lado da cidade, em La Boca, na esquina do Caminito, a Fundación Proa nasceu em 1996 como centro privado dedicado a divulgar a arte contemporânea, ocupando uma casona italiana do fim do século 19. Dez anos depois, o edifício foi inteiramente reconstruído pelo escritório milanês Caruso-Torricella — o mesmo que havia adaptado a casa original em 1996 — e reabriu em 2008 com quatro salas de exposição, auditório multimídia, biblioteca especializada, restaurante e terraço. A Proa não tem coleção permanente própria: opera com mostras internacionais itinerantes, como a retrospectiva Inoculación, do artista chinês Ai Weiwei, entre dezembro de 2017 e abril de 2018, com curadoria de Marcello Dantas e obras como a instalação Forever Bicycles, com 1.254 bicicletas empilhadas na fachada da fundação.
O olhar do ateliê
O que eu vejo nesses quatro museus, como arquiteta
Nunca estive em Buenos Aires, mas o que descrevo aqui como arquiteta é um contraste que reconheço de longe, porque ele se repete em toda cidade que precisa decidir o que fazer com arte dentro de um edifício que nem sempre nasceu para isso. O Museu Nacional de Belas Artes ocupa uma antiga estação de bombeamento de água — uma estrutura pensada para outra função inteiramente, adaptada décadas depois para abrigar pintura. A Fundación Proa fez o caminho inverso duas vezes: primeiro adaptou uma casa doméstica do século 19 para receber arte, depois reconstruiu o próprio edifício do zero para ser, finalmente, um museu de verdade.
Há algo nessa história que se aproxima do que a Tarsila do Amaral fez com o Abaporu: pegar uma referência que já existe — uma estrutura, uma linguagem, uma matéria — e transformá-la em outra coisa, sem esconder de onde ela veio. É o mesmo movimento que faço com pigmento mineral, pó metálico e folha de ouro: a matéria bruta já tem uma história antes de chegar à tela, e o meu trabalho é decidir o que fica visível dessa origem e o que se torna gesto novo.
Perguntas frequentes
Quais são os principais museus de arte em Buenos Aires?
Quatro, cada um com foco e bairro diferentes: o MALBA, em Palermo, dedicado à arte latino-americana; o Museu Nacional de Belas Artes, em Recoleta, com acervo europeu e argentino reunido desde 1895; o Museu de Arte Moderno (MAMBA), em San Telmo, com mais de 700 obras modernas e contemporâneas; e a Fundación Proa, em La Boca, dedicada a grandes mostras internacionais itinerantes.
O que ver no MALBA?
A peça mais emblemática é o Abaporu (1928), de Tarsila do Amaral, pintado como presente de aniversário para o escritor Oswald de Andrade e que deu origem ao Movimento Antropofágico brasileiro. O acervo também reúne Autorretrato com macaco e papagaio, de Frida Kahlo, um retrato de Diego Rivera e obras de Roberto Matta e Wifredo Lam, dentro de uma coleção de arte latino-americana de 15 países que quase dobrou de tamanho em 2025 com a incorporação da Coleção Daros Latinamerica.
Buenos Aires tem museu com obras de arte brasileira?
Tem, e a peça mais importante é justamente brasileira: o Abaporu, de Tarsila do Amaral, faz parte do acervo permanente do MALBA e é considerado um dos marcos do modernismo brasileiro — foi a partir dele que nasceu o Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.
Vale a pena um roteiro de arte só em Buenos Aires?
Vale, porque os quatro museus não se repetem: o Belas Artes cobre séculos de pintura europeia e argentina, o MALBA é a referência latino-americana moderna e contemporânea, e o MAMBA e a Fundación Proa dividem o recorte de arte contemporânea em bairros opostos da cidade — San Telmo e La Boca. É um roteiro que rende ao menos dois ou três dias dedicados só a museus.
Quanto tempo reservar para visitar o MALBA?
Como referência de tempo de visita atenta: de duas a três horas, considerando que o acervo cresceu significativamente em 2025 com a incorporação da Coleção Daros Latinamerica.
Uma prática que também parte de uma matéria que já existe
Como o Abaporu de Tarsila do Amaral transformou uma referência já dada em algo novo, o trabalho de Alyne Perfeito parte de pigmento mineral, pó metálico e folha de ouro — matéria com história própria — para construir uma composição nova. Fale com o estúdio e conheça as obras disponíveis.
Fontes
- MALBA — Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (site oficial) — 2026-09-26
- MALBA — Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (site oficial) — 2026-09-26
- Wikipedia (English) — 2026-09-26
- Wikipedia (English) — 2026-09-26
- Argentina.gob.ar (Ministério/portal oficial do governo argentino) — 2026-09-26
- Turismo Buenos Aires (site oficial de turismo do governo da cidade) — 2026-09-26
- Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires (site oficial) — 2026-09-26
- Wikipedia (español) — 2026-09-26
- Wikipedia (español) — 2026-09-26
- Fundación Proa (site oficial) — 2026-09-26
- MALBA — Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (site oficial) — 2026-09-26
Publicado em