Como se forma um curador de arte no Brasil (e por que os caminhos são tão diferentes)
No Brasil não existe um diploma obrigatório de "curador de arte": a formação passa, quase sempre, por um doutorado em história da arte, estética, filosofia ou artes visuais, seguido de anos de prática em museu ou instituição. Mas o caminho não é único — há curadores com base em história social, em filosofia, e ao menos um caso internacional de peso vindo da biotecnologia.
Curadoria não é profissão com diploma único no Brasil
Diferente de profissões regulamentadas, curador de arte não é um título que exija um curso específico. Há cursos com curadoria no nome — a PUC-SP, por exemplo, tem o curso de Arte: História, Crítica e Curadoria e uma especialização em Arte: Crítica e Curadoria —, mas o que predomina são trajetórias acadêmicas em áreas correlatas: história da arte, artes visuais, estética, filosofia, história social. A curadoria se aprende, na prática, depois: em museus, bienais, editais e exposições, sob orientação de curadores mais experientes.
Isso explica por que, olhando os curadores brasileiros mais visíveis hoje, cada um chegou lá por uma porta de entrada acadêmica diferente — mas quase todos passaram por um doutorado antes de assumir um cargo de curadoria institucional de peso.
Cinco percursos documentados, cinco portas de entrada
Raphael Fonseca, curador-chefe da 37ª Bienal de São Paulo (ao lado de Amanda Carneiro) e curador de artes visuais da Culturgest (Lisboa/Porto), é graduado e licenciado em História da Arte pela UERJ, mestre em História da Arte pela UNICAMP e doutor em Crítica e História da Arte pela própria UERJ — o percurso mais linear da lista, todo dentro da história da arte como disciplina.
Amanda Carneiro, curadora do MASP e também curadora-chefe da 37ª Bienal, veio de outro lugar: é graduada e mestre em História Social pela USP, e cursa doutorado na mesma área, com pesquisa sobre o FESTAC '77 (o Festival Mundial de Artes e Cultura Negra e Africana de 1977, na Nigéria). Curadoria de arte, no caso dela, nasce de pesquisa histórica sobre cultura negra e africana — não de um curso de artes.
Cauê Alves, curador-chefe do MAM-SP, é bacharel, mestre e doutor em Filosofia pela USP, com doutorado especificamente em Estética e Filosofia da Arte. Quando assumiu o MAM, era professor do departamento de Arte da PUC-SP e coordenador do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria, segundo a reportagem que anunciou sua nomeação.
Marcelo Campos, curador do Museu de Arte do Rio (MAR) e professor da UERJ, é doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ (2005), com tese sobre o conceito de brasilidade na arte contemporânea — um percurso que passou pela prática artística e pela história da arte ao mesmo tempo.
Júlia Rebouças, diretora artística do Inhotim e ex-curadora da 32ª Bienal de São Paulo, é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFMG. Antes de assumir a direção artística do Inhotim, foram anos de curadoria de exposições específicas, incluindo panoramas de arte brasileira no MAM-SP.
O contraexemplo que prova que não há um caminho único
Se os cinco percursos acima sugerem um padrão — doutorado em humanidades, depois prática institucional — o caso de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung quebra esse padrão por completo. Curador-geral da 36ª Bienal de São Paulo (2025) e diretor da Haus der Kulturen der Welt em Berlim, Ndikung tem doutorado em Biotecnologia Médica pela Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf, em parceria com a TU Berlin, e pós-doutorado em biofísica pela Université de Montpellier, na França.
Ele não veio da história da arte nem da filosofia: veio das ciências biológicas, e construiu uma prática curatorial ao fundar o espaço independente SAVVY Contemporary em Berlim, antes de assumir cargos institucionais de peso. É o registro documentado mais claro de que a curadoria de arte no Brasil e no circuito internacional aceita entradas por portas muito diferentes — desde que a prática curatorial venha a se afirmar depois, com anos de trabalho real em exposições.
O que os seis percursos têm em comum, apesar de tudo
Apesar da diversidade de formação inicial, um padrão se repete: em algum ponto, cinco dos seis nomes acima concluíram um doutorado — em história da arte, história social, estética/filosofia ou artes visuais — antes ou durante a consolidação como curadores institucionais. A exceção, Ndikung, tem doutorado também, só que fora do campo das artes. Ou seja: o que parece se repetir não é a área do diploma, mas o hábito de pesquisa aprofundada e a prática continuada em exposições reais, quase sempre dentro de uma instituição (museu, bienal, centro cultural) que valida o trabalho publicamente.
Para quem pensa em migrar para a curadoria a partir de outra formação — arquitetura, direito, ciências — o precedente de Ndikung mostra que a porta não está fechada. Mas nenhum dos seis percursos documentados aqui chegou a uma curadoria de peso sem anos de prática e pesquisa publicada por trás.
O olhar do ateliê
Por que a curadoria de acervo interessa a quem produz, não só a quem exibe
Acompanhar como curadores institucionais organizam um recorte — por período, por pesquisa, por tese — é parte do que orienta como o Perfeito Studio organiza o próprio catálogo em série: cada obra entra numa das cinco séries do ateliê (Heart of Chaos, Matter & Silence, Luminous Rebirth, Black & Gold, Terra & Ether) a partir de critérios de coerência de técnica e intenção, o mesmo tipo de decisão que um curador de acervo faz numa coleção institucional, só que em escala de ateliê, não de museu. Não é curadoria no sentido de mandato institucional — é o mesmo instinto de dar ordem e legibilidade a um corpo de trabalho ao longo do tempo, aplicado à própria produção.
Perguntas frequentes
Preciso de um diploma específico para ser curador de arte no Brasil?
Não existe um diploma obrigatório de "curadoria" no Brasil. Existem pós-graduações específicas na área (como a especialização da PUC-SP), mas os curadores institucionais em atividade hoje chegaram lá por graduações e doutorados em campos diferentes — história da arte, história social, filosofia, artes visuais — seguidos de anos de prática curatorial real.
Qual formação é mais comum entre curadores de museu e bienal no Brasil?
Entre os nomes documentados aqui, o padrão mais frequente é um doutorado em história da arte, estética/filosofia ou artes visuais, geralmente cursado numa universidade pública (USP, UFRJ, UFMG, UERJ). Mas cada um seguiu um caminho próprio dentro desse universo — não há um único curso que todos tenham feito.
É possível se tornar curador vindo de outra área, fora das artes?
O caso de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, curador-geral da 36ª Bienal de São Paulo, mostra que sim: ele tem doutorado em biotecnologia médica e pós-doutorado em biofísica, sem formação acadêmica em artes. Ele construiu a prática curatorial fundando um espaço independente em Berlim e acumulando anos de exposições reais antes de assumir cargos institucionais.
Curadoria de acervo exige a mesma formação que curadoria de exposição?
Os percursos acadêmicos documentados aqui não distinguem formalmente as duas frentes — os mesmos curadores atuam ora em exposições temáticas, ora organizando acervos institucionais. O que muda é o mandato: uma exposição nasce de uma tese proposta pelo curador; um acervo já existe e pede critérios de coerência para ser organizado e lido ao longo do tempo.
Um doutorado garante uma vaga de curador?
Não isoladamente. Nos seis percursos aqui, o doutorado aparece sempre acompanhado de anos de prática — exposições montadas, textos publicados, cargos em instituições menores antes dos de maior visibilidade. A formação acadêmica é recorrente, mas nenhum dos nomes chegou a uma curadoria-chefe de bienal ou museu só com o título.
Curador de arte é a mesma coisa que crítico de arte?
Não. Os dois campos se sobrepõem — vários curadores citados aqui também escrevem crítica —, mas curadoria envolve a decisão prática sobre o que entra numa mostra ou acervo e como o espaço é montado, enquanto crítica é a análise e o julgamento público de obras já expostas. Uma pessoa pode exercer as duas funções, mas são atos diferentes.
Quer entender como uma obra entra na série antes de chegar até você?
Cada peça do Perfeito Studio sai do ateliê com dossiê curatorial, certificado e Archive ID próprio — a mesma lógica de organização que orienta acervos institucionais, em escala de ateliê.
Fontes
- Raphael Fonseca (site oficial) — 2026-09-27
- Contemporary And (C&) América Latina — 2026-09-27
- Doris Pinheiro — 2026-09-27
- Arte Que Acontece — 2026-09-27
- PPGHA/UERJ — 2026-09-27
- Inhotim (site oficial) — 2026-09-27
- Fundação Bienal de São Paulo — 2026-09-27
- Fundação Bienal de São Paulo — 2026-09-27
- PUC-SP — 2026-09-27
Publicado em